MND (método não destrutível)

Como fazemos isso?

1. Túnel Liner (método tradicional e por tubo guiado)

2. NATM 

3.  Enfilagem

Este processo é ideal na execução de passagem inferior - 
em rodovias, ferrovias e vias de grande fluxo de veículos. Pois ele permite a execução com as vias em funcionamento, dispensa a execução de Tunnel Liner.

4. Furo direcional (300 a 1200mm)

Com este equipamento hidráulico, pode ser utilizado vários tipos de materiais para execução do MND Túnnel Liner por furo direcional: tubo de concreto JP, GJP, PEAD, tubo de aço carbono e tubo ocre.

5. Tubo Guiado

Método versátil e econômico atende em cheio as expectativas, solucionando problemas de maneira rápida, com satisfação garantida de nossos clientes. A seguir iremos descrever os processos construtivos em etapas, para que todos possam ter uma noção básica do método:


1° ETAPA: Analise do projeto executivo, sondagem de interferência e locação topográfica dos poços de serviço.

2°. ETAPA: Instalação da máquina hidráulica cravadora “MHC” no poço de serviço. Esta “MHC” é composta de pistões hidráulicos instalado em uma mesa metálica horizontal, já instalada no poço na declividade do túnel a ser executado. O poço de serviço pode ser circular ou retangular e sua dimensão vai depender do projeto e do espaço disponível na obra para execução do túnel.

3°. ETAPA: Cravação das hastes metálicas até atingir o poço de instalação dos tubos, na outra extremidade do túnel. A cravação se dar com o movimento horizontal dos pistões hidráulicos da “MHC”, cravando as hastes metálicas, que são barras redondos de aço maciço com 1 (um) metro de comprimento e diâmetros conforme projeto. No início da cravação, na 1°. (primeira) haste, na ponta e conectada uma cabeça, que direciona as hastes. Conforme se cravam as hastes, o operador acompanha o caminhamento das hastes no solo, até atingir a outra extremidade do túnel, com distância de 40 metros, finalizando a cravação do guia metálico.

4°. ETAPA: Verifica-se a cota de chegada do guia e estando na cota prevista, inicia- se o tracionamento do tubo guia de um PV ao outro para que sejam montados os anéis de chapa corrugada para túnel até que este alcance o PV de desemboque finalizando o túnel.

5° ETAPA: Com o furo no diâmetro do tubo inicia-se o tracionamento, até que este alcance outro lado da travessia, terminando o túnel. Este método consiste na escavação manual do solo com montagem simultânea de chapas metálicas corrugadas em segmentos, que montadas formam um círculo de diâmetro pré-estabelecido.

É um método econômico e versátil pois não necessita de equipamentos pesados, sendo pratico em locais de difícil acesso ou com escavação em solo normal SPT entre 04 a 18 batidas ou ainda em solo muito duro ou em rocha (utilizando explosivo). A MND Projetado conta com equipe técnica especializada na montagem das chapas e na consolidação no solo, desenvolvendo soluções práticas para utilização deste método.

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